segunda-feira, 25 de abril de 2011

1-a Esperanto-Fortaleza

Saluton a todos os amigos e amigas,que conosco convivem o ideal da fraternidade iniciado pelo Dr. Zamenhof, por meio do idioma internacional neutro Esperanto. Eis abaixo notícia que apareceu em importante jornal esperantista, lido por coidealistas de todo o mundo. Nele, o prof. Leite Jr relata acerca de nosso evento, o primeiro de frutífera lavra, graças à contribuição e efetiva participação de todos. Certamente o texto encontra-se em nossa língua Esperanto, no entanto, aqueles que tiverem alguma dúvida, não se demorem a enviá-la por meio desta lista. Certamente a sua dúvida pode ser a de muitos. Antes, porém, tentemos lê-la e compreendê-la no original.

Amike kaj samideane via,
Roberto
http://www.liberafolio.org/Members/leitejr/eo_fortalezo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Festival de Curtas em Esperanto

Em São Paulo, durante o grande Congresso Esperantista TAKE/BEL/BEJO, congresso de todas as Américas, conjunto ao Congressos Brasileiros da BEL e da Juventude, teremos um outro grande evento, o KINOFESTIVALO. Trata-se de um festival de curtas e curtíssimas metragens, que ocorrerá de 10 a 13 de Julho, com premios para os primeiros colocados. As inscrições ainda estão abertas. Todos devem participar desse evento, tanto com contribuições de vídeos, quanto prestigiando na apresentação dos vídeos durante o festival. Para maiores detalhes (em Esperanto) visitem o próprio site do festival http://kinofetivalo.org. O curta que está no YouTube já é uma peça de arte maravilhosa. Ele foi produzido pelo diretor da Kino Sen Limoj e do festival, o russo Alexander Osintsev, o costarriquenho Wailler Meneses e o brasileiro radialista Lucas Yassumura.

 http://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=L0M6LDwJEtE&gl=BR

I Encontro Esperanto-Fortaleza

Saluton, amigos.
A notícia abaixo foi publicada no Jornal O Povo de sábado, 16 de abril, no primeiro caderno. Eis o atalho:
Abraço,
Roberto

sábado, 9 de abril de 2011

Câmara dos Deputados promove exposição sobre o esperanto

A língua internacional neutra é destaque na Câmara dos Deputados. Está em cartaz, entre os dias 4 e 15 de abril, a exposição O Esperanto é. Segundo a organizadora da mostra, a servidora Maria das Dores, a intenção é divulgar o idioma auxiliar para que todos tenham conhecimento e possam utilizá-lo da melhor forma possível. A Rádio Câmara vem apresentando matérias sobre o evento. Tramita no parlamento um projeto de iniciativa do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que inclui o ensino de esperanto, de forma facultativa, nas escolas de ensino médio. O parecer da relatora da proposta, a deputada Andréia Zito, do PSDB do Rio de Janeiro, é favorável, com substitutivo, e aguarda inclusão na pauta da Comissão de Educação e Cultura. A exposição está em cartaz no Anexo 3 da Câmara dos Deputados.


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Apesar do susto, esperantistas japoneses estão bem

Todos os esperantistas do Japão estão bem. Nota nesse sentido foi divulgada ontem pelo Instituto Japonês de Esperanto. A entidade montou um esquema para localizar os associados residentes nas regiões atingidas pelo terremoto e pelo tsunami do dia 11 de março. A internet exerceu papel de destaque na operação. São, ao todo, 67 pessoas, das quais somente uma não foi localizada. Mesmo assim, sabe-se que ela está viva. Segundo Tsukuru Harada declarou em entrevista à Rádio Rio de Janeiro, nenhum esperantista encontra-se gravemente ferido ou teve grandes prejuízos materiais. Muitos se encontram instalados em casas de parentes e amigos, longe dos locais afetados pela catástrofe. O momento é de medo das conseqüências da radioatividade. De acordo com o jornalista Hori Yasuo, a tragédia, porém, serviu para acendeu o sentimento de solidariedade na comunidade esperantista nipônica.


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Esperantista brasileiro entrevistado na Rádio Vaticano

O professor brasileiro Adonis Saliba foi entrevistado na Rádio Vaticano. A entrevista, realizada em esperanto, foi ao ar no dia 31 de março. O comunicador, Carlo Sarandrea, fez perguntas a respeito das vidas profissional e esperantista de Saliba, além de indagar sobre o atual momento da língua internacional neutra no Brasil. O programa, com cerca de nove minutos de duração, foi transmitido para todo o mundo, em ondas curtas. Pode-se ouvir a gravação pelo endereço http://www.radio-vatikana-esperanto.org/redir.php?d=2011-03-31.


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Redatora esperantista submete-se a transplante

Problemas de saúde afetam a direção da revista La Ondo de Esperanto. Notícias vindas da Rússia dão conta de que a redatora, Halina Goreĉka, terá de ser submetida a um transplante de rim. Em nota publicada na internet, o proprietário da revista e marido da paciente, Aleksander Korĵenkov, informa que a operação será feita em Moscou. A família terá de se deslocar de Caliningrado, na região do Mar Báltico para a capital russa, onde deve ficar por até dois anos. A nota informa ainda que as economias do casal são suficientes apenas para seis meses de aluguel, em condições modestas. Korĵenkov apela para a solidariedade do movimento esperantista, a fim de arrecadar recursos. Halina Goreĉka tem problemas renais desde 1979. Há quatro anos submete-se a sessões de hemodiálise. Seu estado, porém, agravou-se há alguns meses. Korĵenkov conclui dizendo que a revista vai continuar a circular, com algumas alterações.


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

sábado, 2 de abril de 2011

ESPERANTISTA HÚNGARA VISITA SP

A palestrante da Reunião Cultural de março será a esperantista húngara, Petra Smidéliusz, que falará sobre a Hungria e o movimento esperantista deste país, cujo profissionalismo na aplicação do esperanto em instituições educacionais é referência no mundo inteiro.
Leia mais: http://www.easp.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=200:esperantista-hungara-visita-sp&catid=61:acontece-na-easp&Itemid=275

DOAÇÃO DE COLEÇÕES RARAS

A revistoteca da Associação recebeu este mês do associado José Dias Pinto alguns volumes de periódicos raros, entre os quais Norda Prismo, La Nica Literatura Revuo, Fonto (coleção completa), Monda Kulturo, Sennaciulo, Okcidentgermana Revuo, La Praktiko, Nuntempa Bulgario, Kancerkliniko. Ao todo foram doados 60 volumes encadernados e muito bem conservados.
Leia mais: http://www.easp.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=201:doacao-de-colecoes-raras&catid=61:acontece-na-easp&Itemid=275

Um giro pelo movimento esperantista

  • O programa Esperanto, a Língua da Fraternidade manteve-se em terceiro lugar de audiência no rádio AM, com mais de 18 mil ouvintes por minuto, segundo o mais recente boletim do IBOPE.
  • Foi lançado o tradutor automático Apertium, de diversas línguas para o esperanto e vice-versa.
  • O site Libera Folio publicou nota afirmando que é gratuito o ingresso na instituição Esperanto Civito, mas que para sair é necessário pagar 500 euros (aproximadamente mil cento e quarenta reais).
O site francês Noosfere lançou a seção esperantista de livros de ficção científica.
Escrito por Fabiano Henrique  

Concorrida festa de entidade esperantista em São Paulo

Cerca de 70 pessoas compareceram à festa de 62 anos de fundação do Esperanta Klubo Zamenhof. A comemoração ocorreu no dia 25 de janeiro, no distrito de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. O público foi brindado com números musicais e com a apresentação de atividade interativa a cargo de José Tenório e Osmar da Silva Alves. O professor Jair Salles prestigiou o evento. O Esperanta Klubo Zamenhof, presidido por Osvaldo Pires de Holanda, é uma das mais tradicionais entidades esperantistas do país.
Escrito por Fabiano Henrique 


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Rio promove treinamento para professores de esperanto

Está marcado para o dia 10 de abril o XIII Treinamento para Instrutores de Esperanto. Da programação constam oficinas, debates e palestras. O tema do evento será O Esperanto nas Escolas, a ser desenvolvido pelos professores Paulo Nascentes e Josias Barbosa. As atividades terão lugar nas dependências do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Rua dos Inválidos, 182, Centro da Cidade. As inscrições custam vinte reais e serão aceitas até 31 de março. Após esta data, só no dia do evento. Detalhes no endereço www.aerj.org.br.
Escrito por Fabiano Henrique 


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Tensões no Oriente Médio provocam cancelamento de evento esperantista

O clima de instabilidade política que os países muçulmanos vêm enfrentando determinou o cancelamento da Quarta Convenção Esperantista do Oriente Médio. O evento seria realizado entre os dias 25 e 29 de março, na cidade de Karaj, no centro-norte do Irã. A decisão foi tomada no último sábado pela Comissão para Médio Oriente e o Norte da África da Associação Universal de Esperanto. Segundo o professor Renato Corsetti, a medida extrema foi adotada em razão do estado precário da segurança pública na região. Os valores cobrados para as inscrições serão devolvidos. Corsetti esclareceu ainda que aqueles que desejem visitar o Irã, apesar do cancelamento do encontro, serão bem recebidos pelos esperantistas iranianos e poderão ter auxílio na emissão de vistos de entrada.
Escrito por Fabiano Henrique


Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

O ESPERANTO É FÁCIL?

Escrito por Renata Ventura   
SOBRE A FACILIDADE DO ESPERANTO
É verdade, a média de tempo para um brasileiro aprender esperanto é 4 MESES.
Se o aluno reservar o mesmo período de tempo que reservaria para estudar inglês
(tipo, uma hora, duas vezes por semana), leva menos tempo.
Tem gente que aprende em uma semana, fazendo um esforço um pouco maior.
Agora, vai tentar aprender inglês em uma semana.
Como 60% do vocabulário do Esperanto é inspirado nas línguas latinas
(português, espanhol, francês, italiano, etc), é muito rápido e fácil decorá-lo.
Se, além disso, a pessoa fala inglês e arranha espanhol, ou talvez um francês,
aprende mais depressa ainda.

Para ler todo o artigo acesse: http://esperanto.org.br/p/

Fonte: BEL: http://esperanto.org.br/p/

Apelo de renomado esperantista, redator da revista "La ondo de Esperanto"

Esperantistas do Brasil,
Transmito o apelo do amigo Aleksander Korjenkov , esperantista do ano ( 2009).

Vejam:http://esperanto.org/Ondo/Novaj/Nov11-09.htm .

Como ajudar? 

vejam:http://sezonoj.ru/2011/03/savi-la-vivon/

"Abonu La Ondon por via klubo au/kaj por viaj konatoj. Achetu niajn librojn kaj instigu aliajn (ekzemple, la organizantojn de tradiciaj esperantistaj renkontighoj) mendi ilin en iu el la libroservoj au rekte che ni. Viaj abonoj kaj achetoj faros pli prospera nian etan entreprenon, el kies profito ni vivtenas nin dum dudek jaroj."

Você pode assinar a revista La ondo de Esperanto na versão em PDF (eletronika abono) por apenas 12 euros. Você pode fazer isso usando o sistema paypal, que faz a conversão para o real na hora( conforme a cotação de hoje,31/03/2011, o valor ficou em R$28,74, sem risco de mudar o valor por conta do câmbio, quando da fatura do cartão de crédito(essa é uma das maneiras. Existem outras, como conta junto à UEA, o libroservo da Liga e o próprio cartão de crédito com bandeira internacional – veja a página: 

http://esperanto.org/Ondo/Lo-abon.htm

Amike,
Alex

AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/