AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/

II Encontro-Ceará é realizado com pleno sucesso

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Saluton al cxiuj.

Ocorreu no dia 11 de dezembro de 2010, na sede da Av. Dom Luís do Colégio Espaço Aberto, grande apoiador do Esperanto, o II Encontro-Ceará, organizado pelo Curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará e pela Associação Cearense de Esperanto. Participaram cerca de 50 esperantistas. Nossos coidealistas tiveram ativa participação em todo o Evento, engrandecendo-o e, ao mesmo tempo, ficando com um gosto de quero mais. Por isso, foi apoiado com unanimidade, durante o encerramento, a proposta de realizarmos, no primeiro semestre do ano vindouro, o I Esperanto-Fortaleza, tendo em vista que o Esperanto-Ceará acontece sempre no final do ano em diferente cidade do estado. Dessa maneira, os esperantistas de Fortaleza terão a oportunidade de se confraternizarem todo ano, ao menos durante esse Evento.

Graças ao empenho de nosso coidealista Rubens, funcionário do Grupo Verdes Mares e ativo participante de nossa Associação de Esperanto, o Encontro foi filmado, sendo entrevistados o Professor Leite Jr., da UFC, Doutor Wandemberg Morais, presidente da Associação Cearense de Esperanto, Irmina, nossa coidealista polonesa que mora atualmente em Fortaleza e que também muito contribuiu para a beleza dos momentos em que estivemos reunidos, e Ednea, aluna do Curso de Esperanto da UFC. A reportagem foi transmitida no mesmo dia, às 22h, pela TV Diário, canal 22.

Vale ressaltar o trabalho jornalístico do estudante de Esperanto Fábio Monteiro a respeito do Esperanto, que se encontra disponível no Youtube. Fábio realizou esse trabalho antes de ser esperantista. Após sua realização, Fábio decidiu aprender Esperanto. No próximo semestre ele estudará no nível 4 do Curso de Esperanto da UFC. Mencionamos isso pelo fato de que sua filmagem foi também apresentada no II Encontro-Ceará, recebendo aplausos de todos os presentes por sua importância para a divulgação de nosso idioma.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Sr. Murilo, Diretor do Colégio Espaço Aberto que, gentilmente nos cedeu suas instalações, inclusive com os equipamento eletrônicos, como computador e projetor de multimídia, muito úteis para as apresentações ocorridas, o qual colocou novamente à nossa disposição seu bem conceituado estabelecimento de ensino para o desenvolvimento do Esperanto.

Brakumon,

Roberto

0 comentários:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB