sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DVD "Nosso Lar" em Esperanto

Saluton al cxiuj.

Aperis cxe BEL-retpagxaro: www.esperanto.org.br
Escrito por Redakcio

O diário Diário do Pará online, de 11/01/2011, traz uma notícia interessante para o nosso movimento nacional e também internacional:

Chegam às locadoras na próxima quarta-feira, 12, o Blu-ray e o DVD do filme “Nosso Lar”, pela 20th Century Fox Home Entertainment. O longa-metragem teve a segunda maior bilheteria nacional em 2010, e a quarta maior desde a retomada do cinema nacional. “Nosso Lar” foi adaptado da obra do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, ditada pelo espírito do médico André Luiz e publicada originalmente em 1944. O filme é atualmente a produção nacional, mais cara da história do cinema brasileiro, orçada em R$ 20 milhões.
No mesmo dia também chega às lojas para venda ao consumidor o Blu-ray de “Nosso Lar”, o primeiro feito pela Fox entre os títulos nacionais. Sendo assim, quem quiser ter em casa o filme em alta definição poderá conferir extras como ‘Making of’, ‘Pílulas dos Bastidores’, ‘Fotos de Cena e Bastidores’ e ‘Trailer do Cinema’. O Blu-ray traz legendas em sete línguas, como o esperanto.
[...]
Essa é uma grande notícia no movimento, pois a FOX filmes contratou o ex-presidente da BEL, Pedro Cavalheiro, para executar essa empreitada de traduzir o filme para o Esperanto, contando com revisores nacionais e internacionais. Para o Esperanto no Brasil isso é uma grande vitória, pois raramente filmes nacionais tem legendas em português. O interessante é que foi citado que há 7 línguas e apenas ressalta o Esperanto. Isso mostra que tudo que tem sido citado sobre o Esperanto na mídia, tem trazido a língua para uma maior visibilidade jornalística. Mercadologicamente, o Esperanto também se torna um objeto de venda e, talvez, a suas citações frequentes em anúncios como esse induzam mais traduções de legendas para o Esperanto, criando-se assim um potencial mercado de trabalho para tradutores esperantistas.

Nenhum comentário:

AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/