segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perguntas e respostas

Prezados amigos,
Segue abaixo a mensagem do nosso presidente da BEL respondendo perguntas de internautas e membros da BEL que foram enviadas a ele. Resolvi postar a mensagem, pois se trata de uma informação geral e de interesse de nossa comunidade.
Abraços / Amike via,
Adonis Saliba
E-mail::
benysaac@yahoo.com.br
Pergunta::
Saluton, estraro!
É possível criar um sistema de votação de projetos pela Internet? Sim. Digo isso pois muitos membros da BEL não podem ir ao Congresso, mas gostariam de participar nas escolhas, inclusive da Diretoria.
Um sistema com acesso exclusivo pelos membros. Podendo visualizar o balanço da instituição, contribuir com campanhas ( ver exemplo em http://vortaro.net/donacintoj.php, a ideia do termômetro foi excelente), etc.
Outro ponto: a BEL sabe quem é o seu associado e a tendência para o futuro? Realiza, frequentemente, enquetes entre seus membros? O que está ocorrendo, pessoal? A inoperância compromete. Precisamos da participação dos diretores nas listas de Internet, como o grupo BR. Lembre-se: quando o número é exíguo, um porto central é fundamental e, nesse Brasil gigante, para o Brazila Movado, esse porto é o site da BEL, por sua proposta e história. Precisam, a diretoria, atentar para os novos rumos: quem será o esperantista de amanhã? Haverá sangue novo? Por que a demora?

Segue a reflexão para mudanças concretas.

Alex Sousa Santos
Ano de BEL, UEA, SZ.
Estimado samideano Alex,
    muito obrigado pelas mensagens.
    Com relação a um sistema de votação de projetos, a resposta é afirmativa em virtude da tecnologia ora disponível a muitos; a diretoria da BEL ainda não usa tal sistema, mas aos que não puderem ir ao congresso  - que é o foro legítimo para discusão de assuntos da nossa Instituição –, certamente saberão de soluções/decisões pelos outros meios, como na página eletrônica e na revista “Brazila Esperantisto” (que está sendo reativada). Neste ano de 2011, não haverá eleição de nova diretoria, sendo que a atual foi eleita em julho de 2010, em Campo Grande/MS (45ª BKE), cujo mandato será encerrado em 2013.
    Recentemente, a Liga realizou uma enquete nacional que mudou o mês de realização dos congressos brasileiros para a segunda quinzena de janeiro; o próximo congresso será no Distrito Federal, na cidade de Taguatinga, a no período de 15 a 19 de janeiro de 2012.
    Com referência às perguntas : “a BEL sabe quem é o seu associado e a tendência para o futuro “/ “O que está ocorrendo, pessoal ?” A inoperância compromete.”, etc., encaminhamos mensagens abaixo e que foram remetidas a outros questionadores.
    Rogo a sua compreensão para esta forma de responder, aproveitando o que já foi escrito pela Diretoria sobre temas correlatos, poupando-nos, dessa maneira, a responder a cada um questionador.

    Eis o teor das respostas a algumas mensagens recebidas desde julho de 2010 :

    A atual diretoria da Liga não está com todos os diretores presentes na sede, sendo que um deles reside no Rio de Janeiro (2º secretário) e um outro (3º secretário) é o presidente da COOPLEM (Cooperativa de Línguas
Estrangeiras Modernas), o qual aceitou o convite para ser diretor, mas com um compromisso de dedicar-se mais à Liga somente dentro de 12 meses, após o término de sua gestão na Cooperativa, em dezembro próximo.
    Nos primeiros meses de tarefas, a partir de agosto e logo após a posse desta Diretoria, tivemos problemas urgentes, como a revisão da parte elétrica das nossas salas, situadas num edifício construido no início de Brasília (50 anos), e que estava com um grande risco de curto-circuitos e indisponibilidade de usarmos a internet (biblioteca, por exemplo). Seria longo o relato de outras providências, mas o presidente cumpriu "plantão" durante vários dias, para abrir as salas e possibilitar a entrada de eletricista, na tentativa de agilizar a revisão.
    Então, não tenho disponibilidade de participar de listas de discusŝao, mas desde o início temos um endereço eletrônico exclusivo da presidência : belprezidanto@esperanto.org.br
    As reuniões ordinárias da diretoria estão agendadas, de comum acordo com os participantes, para a última segunda-feira do mês.
Já encaminhamos todas as mensagens semelhantes aos demais diretores, para que todos as conheçam, naturalmente. Todavia, não posso garantir que as sugestões sejam aprovadas, uma vez que nem todos os diretores estão aposentados, de tal forma que estejam sempre "presentes" para a participação efetiva nas listas, por exemplo.
    Continuamos a "arrumar a casa", sendo que o próximo passo é arranjar dinheiro para contratar um profissional que possa resolver um problema muito sério e grave : refazer a nossa livraria virtual, pois não estamos vendendo
livros, como antes (a fonte de receita está secando !...)
    Finalmente, e para aproveitar o final da tarde, encerro essas poucas explicações, mas para continuar a digitar endereços de entidades esperantistas mundiais, para elaborar etiquetas e enviar material alusivo ao 8º Congresso Panamericano de 2011, em São Paulo. Aliás, já conseguimos enviar 400 correspondências para os esperantistas brasileiros, relativamente aos 3 congressos de 2011, bem como para todos os Consulados sediados em São Paulo, a nossa Ficha de Adesão-2011 para todos os endereços de 2004 até o presente ano, o primeiro boletim e uma carta-padrão. E fizemos uma enquete nacional para um novo mês de realização  dos nossos congressos (em janeiro e não mais em julho); também incluimos um apelo para que os esperantistas que concordarem em ajudar (mais) a BEL, autorizem a doação por débito em suas contas bancárias ou uma simples transferência pela Internet, de um valor mínimo de R$ 30,00 (= R$ 1,00 por dia) para a Liga manter-se e não "deixar o barco afundar" (como já lemos em uma das mensagens recebidas).
    Com o abraço fraternal da BEL-estraro,
   Dr. Lício de Almeida Castro (presidente)
 PS. Cópias para alguns representantes de Comisões/Setores da Liga
 Subject: Fwd: [Esperanto_Brazilo] Diretoria da BEL na internet
    Seria muito bom se toda a diretoria da BEL usasse mais as listas de discussao, como por exemplo a Esperanto_brazilo. Assim a diretoria da BEL acompanharia mais de perto o que pensa e faz o movado, e o movado conheceria melhor a realidade e capacidade da BEL. As reunioes fisicas sao necessarias, mas nem todos podem participar, devido a distancia. Alem disso é dificil esgotar todos os assuntos em algumas
horas. A internet oferece a vantagem de se poder discutir assuntos rapidamente, quando eles surgem sem necessidade de aguardar a proxima reuniao. Os assuntos podem ser resolvidos adequadamente, um pouco a cada dia, sem acumulo de trabalho. Havendo um comunicacao melhor, nossas acoes seriam melhor orquestradas e mais esperantistas se apresentariam como voluntarios. A UEA, por necessidade fisica, se utiliza muito bem da internet para trabalhos.

Nenhum comentário:

AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/