AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/

MARULO NOS DEIXOU!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Escrito por Adonis Saliba


Marinho entre o casal Ledon. Todos grandes trabalhadores em prol do Esperanto e agora em uma dimensão maior. Nossa saudade eterna!

O nosso querido ex-presidente da Liga Brasileira de Esperanto, Fernando Marinho, nos deixou no dia 10/02/2011. Alma dinâmica, espírito jovem e um grande entusiasta do Esperanto. Um esperantista carioca de espírito internacional. Marinho e o Onésimo Faria foram um dos inciadores do Esperanto em Campo Grande.

Marinho foi um esperantista exemplar, trabalhor incansável sendo um divulgador da língua internacional, através da imprensa e da internet, com esmero jornalístico apreciável. Apesar de sua idade, ele foi um participante assíduo da internet, um dos primeiros membros da lista VEKI, EKI e sempre esteve na lista do projeto Nesto, aliás um professor virtual com vários alunos formados.

Vamos sentir muito a falta de nosso companheiro Marulo, mas ainda temos o seu trabalho mental nos deixado dentro do Projeto Sementeira e no blogue Esperanto fora da Toca que ainda vivem na internet.

Nosso companheiro Carlos Alberto, do Rio de Janeiro, nos enviou um resumo de suas produções que reproduzimos abaixo:

1) Blog "Esperanto Fora da Toca", 2006-2011. (http://www.esperantoforadatoca.blogspot.com/)

2) Projeto Sementeira, 1997-2011 - Divulgação do Esperanto em Escolas.
http://www.npoint.com.br/sementeira/

3) Compilação do Livro "Não só Idealistas mas Realizadores", Editora Liney, 1995.

4) Ex-Presidente da Liga Brasileira de Esperanto ( http://www.esperanto.org.br/), 1982-1985.

Vivu en la eterneco mia kara samideano!

0 comentários:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB