terça-feira, 4 de outubro de 2011

Esperanto Notícias (de 25/09 a 1º/10/2011)

Redação: Fabiano Henrique
Revisão: Aloísio Sartorato
Incêndio destrói instalações de gravadora esperantista
Um incêndio de grandes proporções destruiu parte das instalações da gravadora esperantista Vinilkosmo. O sinistro ocorreu no fim da noite do último domingo, em Donneville, no sudoeste da França. O fogo consumiu um dos estúdios de ensaio e o estoque. No local estavam a aparelhagem de som, os demais equipamentos dos estúdios e os CDs da empresa. O proprietário da gravadora, Floreal Martorell, declarou ao site La Balta Ondo que um grupo ali ensaiou até às dez da noite. Ao que parece o incêndio teria começado após o fim da sessão. Pouco após a meia-noite, faltou luz. Em seguida, o irmão de Martorell percebeu o que o teto estava em chamas. Os bombeiros foram imediatamente chamados, tendo chegado em 15 minutos. Todos os esforços foram empenhados para que a sala de gravações e o dormitório não fossem atingidos. Martore ll declarou que a Vinilkosmo se ressentirá amargamente dos prejuízos. Muitas gravações inéditas foram irremediavelmente destruídas. A aparelhagem para sonorização de shows, recentemente adquirida, também se perdeu. Apesar dos prejuízos materiais, ninguém se feriu. 
 
 
Coreanos e japoneses promovem congresso esperantista conjunto
Entre os dias sete e nove de outubro acontecerá o Congresso Comum de Esperanto da Coréia do Sul e do Japão. As atividades terão lugar na capital coreana, Seul. O tema das discussões será Amizade Esperantista e Intercompreensão Além-mar. Simultaneamente ocorrerá o Seminário Conjunto de Jovens Japoneses, Coreanos e Chineses. Da programação constam palestras, debates e apresentações artísticas, bem como reuniões de seguidores das religiões cristã, budista, uombulista e Oomoto. Os congressistas vão receber, como presente, um CD com frases úteis em três idiomas. 
 
 
Um giro pelo movimento esperantista
· A Esperanta Ret-radio divulgou a crônica Kio estas sano?, de autoria do médico brasileiro Paulo Sérgio Viana. 
· O escritor norte-americano Joseph Skibell publicou o livro A Curable Romantic, ainda sem versão em português, com referências ao esperanto e ao criador do idioma.
 · Participantes do projeto Esperanto para o Público vêm colocando panfletos de propaganda do idioma nas caixas de correio de casas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

AVISO / AVIZO

Links com defeito envie mensagem para esperantocaucaia.cek@gmail.com

Ligilo kiu ne funkcios sendu mesaĝo al esperantocaucaia.cek@gmail.com



KIOM DA HOMOJ PAROLAS ESPERANTON EN LA MONDO

Quantas pessoas falam Esperanto no mundo? Não há uma estatística, mas sabe-se que a língua é falada em 120 países, pois a revista Esperanto da Associação Mundial (Universala Esperanto-Asocio) tem leitores em 120 países. Alguém assinaria uma revista só para ver as as imagens? Eu assino para me informar das atividades da língua nos cinco continentes.Para ter uma idéia de quantas pessoas falam o Esperanto, foi criada uma página. Se você fala Esperanto assine a petição e se quiser deixe um comentário, em Esperanto, é claro.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/



Kiom da homoj parolas Esperanton en la mondo. Ne estas statistiko, sed oni scias ke, la lingvo estas parolata en 120 landoj, ĉar la revuo Esperanto de la Universala E-Asocio estas abonata en 120 landoj. Ĉu iu abonus gazeton nur por vidi la bildojn? Mi abonas ĝin por informiĝi pli la agadoj de la lingvo en la 5 kontinentoj.

Por havigi ideon pri kiom da homoj parolas Esperanton, estis kreita paĝon. Se vi parolas Esperanton subskribu la peticion.

http://www.thepetitionsite.com/1/esperanto-parolantoj-en-la-mondo/