Atividades esperantistas crescem em São Carlos
Escrito por Redaktanto
Apesar do dia chuvoso e frio, cerca de 50 pessoas participaram da primeira edição do Encontro de Primavera (Printempa Renkontiĝo), ocorrido no dia 26 de setembro de 2010, na cidade de São Carlos, interior paulista. O evento aconteceu na tradicional e quase centenária Escola Dr. Álvaro Guião, no centro da cidade, sob a dedicação e organização do grupo local de esperantistas.
Foram apresentadas cinco palestras pelos expositores Rodrigo de Meo (de São Paulo/SP), que falou sobre algumas curiosidades da maior metrópole brasileira; Leysester Miró (São Paulo/SP), sobre o ensino de línguas; José Mauro Progiante (Bauru/SP), sobre suas impressões acerca de Cuba, onde participou recentemente do 94º Congresso Internacional de Esperanto; Aparecida Araújo (São Paulo/SP), sobre suas experiências no meio esperantista internacional; e a visitante da Estônia, Lydia Lindla, que falou sobre sua relação com o seu país e o Esperanto. Além dos expositores acima citados, José Roberto Tenório (São Paulo/SP) informou sobre a reforma na sede da EASP, e Genildo Martins Coelho (São Paulo/SP) informou sobre o 46º Congresso Brasileiro de Esperanto, que acontecerá em 2011 na cidade de São Paulo.
Com agradável surpresa os participantes reencontraram dois esperantistas, Rodrigo de Meo e Neusa Priscotin, que não participavam de encontros esperantistas há algum tempo. A abertura do encontro foi conduzida pelo Prof. Carlos Cintra, que há vários anos ministra um curso básico de Esperanto na Universidade de São Carlo.
O evento, que contou com o apoio cultural da Associação Paulista de Esperanto, também recebeu um grande estímulo com a vinda da caravana de esperantistas de Ribeirão Preto. Deste encontro surgiu a proposta de parceria, entre a Associação Pró-Esperanto de Ribeirão Preto e o Grupo de Esperanto de São Carlos, para aproximação dos dois grupos em favor da divulgação da língua internacional na região.
Também ficou o convite da Associação Paulista de Esperanto para a realização do 6º Congresso Paulista de Esperanto, naquela cidade, em 2012.
Rodrigo de Meo e Leysester Miró
Fotos: Aparecida Araújo
http://www.easp.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=176:atividades-esperantistas-crescem-em-sao-carlos&catid=49:acontece-em-sao-paulo&Itemid=166
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DÊ SUA SUGESTÃO PARA MELHORARMOS NOSSO BLOG.OBRIGADO POR SUA VISITA